Hatsune Miku

Dúvidas e curiosidades

1. O que é vocaloid?
Vocaloid é um software de sintetização musical de voz através da junção de uma interface midi com fonemas. Para saber mais por favor leia este artigo: http://vocaloidbrasil.com/historia-do-vocaloid/historia-de-vocaloid/

2. Adquiri um vocaloid. Posso lançar um CD ou tenho que pagar algo para alguma empresa?
A partir do momento em que se adquire o Vocaloid, você passa a ter direito legal sobre a voz criada no programa. Pode usa-la para qual fim entender, mas atente-se no fato que a voz pode ser sua, mas a personagem ainda pertence à empresa detedora dos direitos de criação.

3. Quem faz as músicas de Vocaloid? As empresas ou fãs?
Ambos, mas principalmente os fãs.

As empresas responsáveis pela criação do software não tem participação ativa na criação de músicas, exceto algumas para fins promocionais.

4. O que são “appends”?
Appends são voicebanks (banco de vozes) extras que a Crypton (empresa responsável pela Miku, Rin, Kaito, Meiko, Luka e Len) produziu. São voicebanks com a mesma voz do Vocaloid original, só que gravados de várias formas diferentes para que tenham outro tipo de entonação e emoção. Cada voicebank novo recebe um nome como forma de estereotipar o tipo da voz, o Append Dark da Miku é uma voz mais triste, por exemplo.
Você precisa ter o Vocaloid original (Hatsune Miku, Kagamine Rin/Len) para conseguir instalar os appends no seu computador.

5. O que são Extends, Native Banks ou V3 Versions?
São nomes que a InternetCO inventou para divulgar seus novos produtos. Extend não foi utilizado pela mesma, os novos bancos de vozes que a InternetCO lançou para seus vocaloids antigos foram chamados ou de V3 *nome do banco, exemplo Power* e Native caso o banco seja exatamente o mesmo banco de VOCALOID2, só que reprogramado para VOCALOID3.

6. O que são producers e o que é o P atrás de cada nome (40mP, bousouP, SeikoP, etc)?
Significa “Produtor”. O “P” geralmente é dado pelos fãs aos produtores, um honorifico.

Com o tempo os próprios japoneses passam a chamar a pessoa por tal nome. Mas tem produtores famosos que preferem não adotar o “P” oficialmente.

7. Hatsune Miku é a primeira vocaloid?
Os primeiros Vocaloids lançados foram Leon e Lola, e a primeira da série Vocaloid2 foi Sweet Ann.
Provavelmente esse mito vem do nome da Hatsune Miku, que significa “Primeiro Som”, mas ela tem esse nome porque foi a primeira Vocaloid2 da Crypton.

8. Haku, Neru e Teto são vocaloids?
O termo “Vocaloid Oficial” é muito usado como antônimo de “Vocaloid feito por fãs”. No passado, quando ainda haviam pouco Vocaloids e voicebanks, os fãs precisavam de mais personagens para suas Fanfictions/Fanarts, eles criavam mascotes, variantes e derivados dos vocaloids “Oficiais”.
Mais tarde, quando UTAU foi lançado, os fãs não precisavam mais criar variações e mascotes dos vocaloids para preencher a demanda de personagens, já que podiam criar seus UTAUs inteiros.
Para ser considerado um Vocaloid oficial, o mascote PRECISA ter uma voz feita para VOCALOID/VOCALOID2. Nenhum Fanmade até agora “virou” Vocaloid Oficial, alguns apenas foram reconhecidos pela Crypton como mascotes, como Teto, Neru e Haku mas não são vocaloids.
Atualmente, variantes como elas não tem vozes e configurações próprias, fica a cargo do produtor como configurar cada voz de cada personagem que ele quiser. Crypton não demonstrou nenhum interesse em criar vozes para nenhum variante. Haku e Neru não são vocaloids.

9. Black Rock Shooter é a Miku?
Não. A Black Rock Shooter é um personagem originalmente desenvolvida pelo Huke, um dos integrantes do grupo Supercell. Huke mostrou a história ao Ryo, principal integrante da banda, que desenvolveu uma música a partir da história de Huke e sugeriu que o design original de Black Rock Shooter fosse mais parecido com o de Hatsune Miku. A única ligação entre o universo de Black Rock Shooter com VOCALOID é a música Black Rock Shooter.

10. Cada Vocaloid tem personalidade própria?
Não se aplicam a todos os casos. Cada vocaloid recebe um breve resumo em suas caixas para descreve-los como produtos, mas ainda são poucas as fontes oficiais que delegaram personalidades para cada Vocaloid. A maioria das empresas prefere que cada produtor possa dar o papel/personalidade que quiser para cada Vocaloid em seu trabalho.

11. Tem Vocaloids que namoram? Tipo a Rin com o Len?
Provavelmente a parte mais discutida entre os fãs. São poucos os VOCALOIDs que possuem alguma relação de parentesco ou relação real oficialmente fornecida pelas empresas. Os vocaloids Rin e Len, por exemplo, muita gente os considera como irmãos, e outros como namorados. A verdade é que a Crypton sempre deixou essa relação em aberto, deixando a imaginação dos produtores tomarem conta dessa parte. É importante também adicionar que alguns vocaloids foram feitos para harmonizarem bem em duetos, como Kaito e Meiko, VY1 e VY2. Mas oficialmente a relação entre cada Vocaloid é julgamento de cada pessoa, salvo pequenos casos como Aoki Lapis, Merli ou Tone Rion por exemplo, onde uma pequena fração de história ou personalidade é descrita oficialmente. Para consultar as informações oficiais, dirija-se a página de cada Vocaloid desejado.

12. Todas as músicas de Vocaloid são livres de copyright?
Muitos vídeos estão listados no Nicovideo como “Royalty free”, ou seja, são livres para usos não-comerciais, mas isso não vale pra todos. No Youtube, isso varia ainda mais de produtor pra produtor, passando por aqueles que não se importam em ter seu trabalho distribuído contanto que tenha os devidos créditos, até aqueles que são contra a redistribuição dos seus trabalhos.

13. Porque Vocaloid é tão caro?
Parte do problema é o custo de contratar um cantor para gravar as vozes. A licença de um VOCALOID comercial que deve ser paga para a Yamaha também influencia na decisão do preço. Não é barato e os estúdios precisam ter um retorno suficiente para pagar todo o gasto e ainda obter lucro. Com o passar do tempo, conforme a demanda vai aumentando ou diminuindo, os preços também variam, hoje VOCALOIDs podem ser comprados desde 80 até 400 reais, dependendo da voz escolhida.

14. É verdade que existe UTAU com qualidade de Vocaloid?
Sim, UTAUs podem possuir qualidade aproximada de Vocaloid 1 e 2. A qualidade de um UTAU varia devido a seu método de gravação, mas quando bem configurados podem tranquilamente alcançar o nível de um Vocaloid oficial.

15. Vipperloids são vocaloids?
Vipperloids são UTAUs feitos para enganarem os fãs de Vocaloid, fazendo-os pensar que um novo vocaloid será lançado. Geralmente eles são UTAUs bem feitos, mas a maioria dos fãs só acreditam em informações caso seja postado algo nos sites oficiais. Alguns Vipperloids são: Kasane Teto, Namine Ritsu, Yokune Ruko, Sukone Tei, Rook, Hinomoto Oniko, Miko Ooka, Scott-kun, Aino Hate, Musashine Bochi e Go-on Nero.

 

Artigo originalmente postado e de autoria do antigo site VocaloidBrasil, encontrados no endereço https://vocaloidbrasil.com