Hatsune Miku

Personagens

Enquanto “VOCALOID” refere-se ao programa de mesmo nome  , “VOCALOID (s)” também pode ser aplicado diretamente ao mascote / avatar / persona de cada “personagem” feito para o engine VOCALOID. No entanto, nem todos os VOCALOIDs têm uma forma física ou uma biografia.

Para obter uma lista de bancos de voz VOCALOID por engine, consulte Status, na Vocaloid Wikia .

O termo “VOCALOIDs” foi um termo que os fãs do software começaram a usar como um método de identificar os mascotes especificamente para o software VOCALOID ™. Enquanto a maioria dos pacotes adota um personagem, nem todos optam por um e alguns permanecem sem avatar. O mascote, ou a falta de um, destina-se a atuar como um ponto de partida para o qual o Produtor pode expandir e adaptar seu trabalho. O design em si pode ser adaptado e alterado para as necessidades dos produtores. Algumas mascotes têm uma biografia incluída no pacote, enquanto outras deixam apenas dicas vagas ou nenhuma. Os mascotes também formam um ponto de partida para a comercialização de mercadorias baseadas no VOCALOID.

O mascote não tem efeito sobre o software em si e é feito puramente por motivos decorativos.

Personagens VOCALOID  

Classificação  

Em termos de classificação, geralmente considera-se “VOCALOIDs” quando:

  • Eles têm um vocal com VOCALOID ™ lançado. Isso inclui personagens de jogos com vocais baseados no software VOCALOID ™, além de vocais licenciados obtidos privadamente.
  • Eles são oficialmente confirmados como tendo um vocal licenciado em fase de desenvolvimento ou planejamento que começou com uma empresa que tem licenciamento para produzir Voicebanks.

Derivativos não são classificados, como o UTAU, não são considerados “VOCALOIDs” e nenhum deles tem suporte oferecido pela YAMAHA Corporation.

Note que a própria Yamaha apenas reconhecem Vocaloids que foram liberados sob licença. Vozes em desenvolvimento, mas não licenciados, embora usem o engine não são reconhecidos por eles.